Retirada de
tumores cutâneos


DRA Gabriela Andrade

“Excelência, segurança e satisfação da paciente é
o foco principal do meu trabalho. Cada detalhe faz toda diferença.”

O procedimento:


Consiste na retirada parcial ou total de lesões de pele (benignas ou malignas), respeitando as características da patologia em questão e buscando o melhor resultado estético-funcional possível.

Dentre os diversos tipos de tumores benignos, destacam-se: nevos, siringomas, quelóides, lipomas, cistos, leiomiomas, neuromas, hemangiomas, entre outros.
Entre as lesões malignas, os tumores mais comuns são: carcinoma basocelular (CBC), carcinoma epidermóide ou espinocelular (CEC) e melanoma.

A programação da cirurgia varia dependendo do tipo de lesão (se benigna, maligna, de crescimento rápido ou não, impondo limitações funcionais ou não, etc.), e só poderá ocorrer após a devida avaliação do paciente por médico qualificado.

Dúvidas Frequentes

A maioria das lesões de pele são benignas, porém existem sinais de alerta sugerem câncer de pele: Manchas que coçam, ardem, escamam ou sangram; Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor; Feridas que não cicatrizam em até 4 semanas; Mudança na textura da pele ou dor. Caso algum dos sinais acima esteja presente, a lesão deverá ser avaliada por um médico, confirmando-se a suspeita, a mesma será retirada por cirurgia e examinada ao microscópio. Somente este exame será capaz de confirmar ou não o câncer de pele.
Sim, o câncer de pele pode recorrer se todas as células não tiverem sido removidas ou poderá surgir um novo câncer na mesma área do corpo inclusive próximo à cicatriz. O câncer de pele recorre mais frequentemente nas áreas onde sua ressecção é mais difícil como couro cabeludo, nariz e orelha. As recorrências acontecem principalmente nos 2 primeiros anos. Por esta razão, o seguimento é necessário por 5 anos, principalmente nas pessoas de alto risco. A maior parte do dano solar à pele é irreversível. Há maior risco de um novo câncer de pele se desenvolver nas áreas de pele mais expostas ao sol. Em 10% dos pacientes, encontra-se mais de um câncer de pele.
Sim, toda cirurgia que necessita de cortes deixará uma cicatriz. Cada paciente comporta-se diferentemente de outro, em relação à evolução das cicatrizes, podendo, mesmo, em certos casos, tornar-se praticamente invisível o seu vestígio e em outros a cicatriz ficar muito aparente ou mesmo alterada. Na maioria dos casos, uma sutura simples é suficiente para fechar a ferida operatória. Se o câncer for de grandes proporções, então será necessária uma cirurgia reparadora para se obter um resultado mais satisfatório Em grandes feridas operatórias, retalhos de pele ou enxertos podem ser necessários. As modernas técnicas cirúrgicas nos tornaram capazes de produzi
Sim, toda cirurgia apresenta riscos. Raramente, no entanto, a cirurgia do câncer de pele determina sérias complicações.


Nem toda lesão de pele exige retirada cirúrgica. Após a devida avaliação por médico qualificado, que examinará a lesão e os dados pessoais pertinentes, serão discutidas com o paciente as possíveis condutas que variam desde o simples acompanhamento periódico, passando por tratamentos não-cirúrgicos, até a cirurgia propriamente dita.
Nos casos de tratamento cirúrgico, há ainda diversas possibilidades de planejamento que deverão ser discutidas com o paciente.

Depoimentos de Pacientes


  • BRUNA LEAL – 26 ANOS
    “Minha cirurgia com a Dra. Gabriela foi a lipoaspiração de barriga e flancos. Na primeira consulta ela me passou total confiança e me explicou todo o procedimento, tirou minhas dúvidas e me orientou sobre todas as fases desde a preparação para a cirurgia, até os cuidados pós. A cirurgia foi muito tranquila e tive o suporte da dra, durante toda a minha recuperação. Agradeço muito pela autoestima recuperada e pelo carinho e cuidado que ela teve comigo.”
    BRUNA LEAL – 26 ANOS
  • KAREN LIARES – 34 ANOS
    “Em Abril de 2019 fiz a cirurgia de mastopexia sem prótese com a Dra. Gabriela Andrade e simplesmente amei! Confiei totalmente no seu trabalho e foi a melhor coisa, pois a técnica utilizada por ela, me proporcionou mamas firmes, tanto que 1 mês e meio após a cirurgia engravidei e minhas mamas continuaram firmes e o melhor de tudo, consegui amamentar e sigo firme na amamentação com mamas que pouquíssimo cederam. A Dra. Gabriela é uma excelente médica, atenciosa, cuidadosa e carinhosa com seus pacientes. Como já disse uma vez, uma profissional como pouco vi! Desejo todo sucesso e que Deus esteja abençoando sua vida sempre mais!”
    KAREN LIARES – 34 ANOS
  • JANYNE DIAS PORFÍRIO DE SOUZA – 27 ANOS
    “Seu corpo é a sua casa, trate-o com amor e respeito” – Aqui uma frase que carreguei e me preocupei. Sou grata a Dra. Gabriela pelo resultado, responsabilidade e humanidade que teve em todas as vezes quando precisei de alguém para solucionar o problema, mostrou-se capaz, não só em atingir meu resultado, mas também em superar a expectativa. Durante as consultas me ouvindo, e procurando a melhor forma de chegar ao planejado por nós e no meu último dia de consulta (alta), ali estava ela, com esse jeitinho maravilhoso de sempre, um sorriso no rosto e a frase “agora você pode utilizar os novos croppeds e inaugurar o biquini”. O resultado foi além do que eu esperava. Você não tem noção do quanto essa mulher é incrível, tanto como GENTE quanto profissional. Inclusive acho que todos deveriam pelo menos um dia...por lei esbarrar com “gente” como ela em hospitais. Gabi, obrigada por tudo e sucesso no seu consultório, o mundo é seu! OBS: Pretendo levar como exemplo para vida pessoal e profissional que: “Mesmo que eu conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, quando tocar a alma humana, que eu seja exatamente outra alma tão humana quanto.”
    JANYNE DIAS PORFÍRIO DE SOUZA – 27 ANOS
  • JANYNE – 27 ANOS
    “Ela é maravilhosa, minha cirurgia foi um sucesso, ela me tratou muito bem, com carinho e atenção, acho que nunca fui tratada por um médico como ela me tratou. Sempre muito atenciosa, até no dia da cirurgia de reconstrução da mama me passou muita segurança.” - ROSANA NEVES PATRICIO DA SILVA – 51 ANOS   “A Dra. Gabriela é uma fofa, 1,50m de muita competência.”
    JANYNE – 27 ANOS
  • SIMONE SOARES APOLLONIO - 50 ANOS
    “Minha cirurgia em geral foi ótima! Fiz uma cirurgia de abdominoplastia no Hospital Barata Ribeiro com a Dra. Gabriela, fui muito bem recebida, desde a primeira consulta ambulatorial para ser avaliada pela mesma. Sendo assim, fui pesada e pedido todos os exames pré-operatório. Após o resultado pronto, voltei para outra consulta e logo em seguida marcamos a cirurgia. Fui internada um dia antes da cirurgia e no segundo dia após a cirurgia recebi alta hospitalar, pois estava bem. O único problema que tive, foi um pouco de seroma, que é super normal nesse tipo de cirurgia e o que incomodou bem foram as pulsões no local da cirurgia para retirada do mesmo. Agradeço a Deus e a Dra. Gabriela por todo carinho e atenção recebida, hoje estou muito feliz com esse sonho realizado, graças a equipe médica maravilhosa do Hospital Barata Ribeiro.”
    SIMONE SOARES APOLLONIO - 50 ANOS
Enviar mensagem
Estou online!
Olá 👋🏻,
estou online no WhatsApp, bora bater um papo?